quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Trânsito e Transporte

Com tantos dias aqui em Istambul, pudemos conhecer um pouco do transporte público daqui.
A cidade tem 15 milhões de habitantes espalhados em uma área bastante extensa. Dividindo a cidade em 3, temos um braço de mar, Golden Horn e o Estreito de Bósforo.

Para a população e os turistas se deslocarem há  muitas opções, mas elas não são suficientes.
Há muito carro e o trânsito pára!
Na parte antiga, que é onde estamos, as ruas são muito estreitas, os carros ficam estacionados na calçada, e a maioria das ruas não tem mão definida. Quando entra um carro de cada lado, a confusão está formada para ver quem vai para trás. Eles buzinam bastante, mas não brigam e no fim acabam se entendendo.
Perto dos centros comerciais é uma verdadeira zona! Carros para todos os lados, pequenos caminhões de entrega, carregadores,...
As ruas mais largas e as grandes avenidas também não comportam o horário de rush.

Rua de Istambul

Uma das ruas estreitas de Istambul



















Sinal verde! E quem consegue andar?
Radial Leste? Não, isso é Istambul




















Vai longe!!!!




Além da quantidade de carros os turcos dirigem feito malucos. Abusam da velocidade quando tem espaço, passam tirando "fina" dos carros ao lado, buzinam bastante e quase nunca usam o cinto de segurança.
Não é raro ver taxista dirigindo sem cinto, fumando e falando ao celular; tudo ao mesmo tempo!

Uma alternativa criada e que funciona muito bem são os "Trams" (bondes).
Vimos em dois pontos da cidade aqueles bem antigos, nostálgicos... esses são legais,  mas são pequenos e demorados, mesmo assim ajudam e enfeitam a cidade. Tem também os modernos; esses sim levam muita gente e de maneira ágil e confortável (quando não está lotado).
Ele divide espaço com carros, ônibus de turismos e em alguns pontos com pedestre, de maneira bem harmoniosa. Fiquei imaginando que legal seria isso em São Paulo.

O bonde moderno
Compartilhando espaço
Charmoso


Ainda temos no transporte de Istambul os ônibus, os trens, metrô, metro-bus, funicular, balsas e ferrys-boats.

O metrô é bom. Menos sofisticado que o de São Paulo, mas também é limpo, rápido, cheio e faltam linhas.

Os ferrys servem para fazer a travessia para o lado asiático; tanto a pé como de carro.
As balsas também fazem a travessia para o lado asiático, mas também servem para atravessar o Golden Horn, indo para o lado mais novo da parte européia.
Ambos levam tanto turistas, como os trabalhadores que precisam atravessar.


Balsa para cruzar para o lado asiático

O funicular é um "plano inclinado" que faz a ligação entre o "tram" da parte de baixo com o da parte de cima da cidade.

Funicular

O metro-bus é o nosso fura-fila.
É um ônibus articulado, muito moderno que tem uma faixa de rodagem exclusiva para ele, com um número de paradas menor que o ônibus.
Só o vimos nas vias expressas e não tivemos a oportunidade de experimentá-lo.

Os ônibus são como no Brasil, nada de diferente. Alguns mais novos, outros mais velhos e uma bagunça no terminal.
Nos terminais as informações e orientações são precárias. As pessoas correm no meio e atrás dos ônibus para poder entrar no seu. Muitas vezes os motoristas param do lado esquerdo, mas com portas somente do lado direito.
Precisa ficar atento!

Como os nossos


Como os nossos
Como os nossos
















Os trens não agradaram. A maioria das composições que pegamos eram velhas, quente, barulhentas e andavam de portas abertas.
As estações são muito simples e sem estrutura.
Em uma única ocasião veio um trem novo. Esse sim era confortável, com avisos sonoros quando a porta estava para fechar e ar condicionado.
O ponto positivo é que, velho ou novo, ele sempre estava no horário.

Trem
Rodando de portas abertas
Cheio boa parte do tempo



Preços:
Ônibus: 0,88 Euros ou 0,75 Euros
Metrô: 0,75 Euros
Trem: 0,75 Euros
Bonde: 0,75 Euros
Funicular: 0,75 Euros
Balsa: 0,75 Euros
Ferry - não sei
Táxi - depende se usa o taxímetro e depende do motorista....

Um ponto muito ruim é que a integração é falha.
Existe uma espécie de "Bilhete Único", mas como é só para residentes não consegui informação suficiente. Sei que em algumas situação ele da 50% de desconto na passagem.

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