sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Arena

Com o fim da fase de classificação, nos despedimos da Abdi Ipekçi Arena, ginásio onde foram realizados os jogos do Grupo B, grupo do Brasil.


Abdi Ipekçi Arena - vista lateral que era por onde entrávamos
Abaixo seguem algumas fotos das diferentes áreas da arena. Assim da para vocês conhecerem um pouquinho por onde transitamos.

A sala de imprensa é o local onde os membros da imprensa podem realizar parte do seu trabalho. As bancadas ficam disponíveis para uso, com tomadas para ligar seus equipamentos. Na sala há televisores com os jogos em andamento nos outros ginásios. Há também geladeira com água e suco, e uma mesa com café e alguma coisinha pra comer; tudo a a vontade e gratuito.
Sala de imprensa



Esse ano foi meio ruim... só tinha bolachinhas, muffins e de vez em quando chocolate. Parece legal, mas para passar a tarde inteira durante 15 dias e enjoativo. Na minha opinião, a melhor opção ainda é uma mesa também com frutas.





A imprensa tem também a zona mista, que é um corredor dividido ao meio, onde de uma lado passam os jogadores vindo da quadra a caminho do vestiário e do outro os jornalistas para conseguir algumas imagens e declaraçãoes desses jogadores. Eles não são obrigados a parar, mas a maioria atende as solicitações sem problemas.

Zona Mista
Zona Mista

Há ainda a sala de entrevistas coletivas, onde cada equipe é obrigada a mandar o técnico e um jogador. Junto à mesa senta um representante da FIBA que comanda todo o processo.
A entrevista começa com um breve comentário de cada jogador sobre o jogo. Logo depois abre-se para perguntas para esses jogadores. Tão logo as perguntas se encerram, eles são liberados.
Em seguida a mesma coisa para os técnicos; breve comentário e perguntas.
Todas as perguntas devem ser feitas e respondidas em inglês; caso seja feita em outra língua, deve haver a tradução para inglês.
O representante FIBA escolhe quem vai perguntar e quando a entrevista deve ser encerrada. Não há um número exato de perguntas, ele apenas tenta usar o bom senso, satisfazendo os jornalistas e não desgastando os técnicos e jogadores que ainda estão de cabeça cheia por causa dos jogos.

Sala de entrevista coletiva
Sala  de entrevista coletiva

Para imprensa ainda tem a área uma área reservada com visão da quadra, um restaurante ao lado da zona mista e uma pequena salinha (que não tenho foto) onde fotógrafos e câmeras men buscam seus coletas (BIB) para ter acesso à quadra. Os fotógrafos usam coletes pretos com PH (photografer) escrito nas costas , os câmeras usam coletes vermelhos com TV escrito nas costas. Isso é feito para saber de maneira fácil quem é quem, pois eles tem posicionamento diferentes ao redor da quadra.
Na área reservada citada acima, as bancadas tem um monitor onde os jornalistas podem ver a imagem do jogo do próprio ginásio ou os jogos das outras arenas (nesse mundial tivemos 4 sedes). Em algumas bacadas há também um segundo monitor onde funciona a intranet. Nele é possível ver todas as estatísticas e dados do campeonato e equipes.


Área reservada no ginásio
Restaurante imprensa


Monitor Intranet - touch screen
















Para os torcedores cadeiras confortáveis, mas muito próximas da fileira da frente.
Para comer há diversas lanchonetes espalhadas pelos corredores. A comida não é muito boa e é mais cara do que em lanchonetes na rua. Banheiros tem bastante. São limpos, tem espelhos e portas, sempre que usei tinha papel toalha.
A segurança até agora trabalhou muito bem. Sempre verifica os crachás na entrada de cada área, para ver se a pessoa está autorizada a entrar lá. Na entrada há detectores de metal, tanto para torcedores, como para imprensa. São sempre muito educados, coisa que nem sempre acontece nos serviços da cidade.

Lanchonete - uma de várias
Banheiro
Banheiro

Banheiro


Corredos Arquibancadas

Seguranças

E finamente a QUADRA!!!!
A quadra não tem segredo, é o padrão FIBA.
No entando apreveitem para observar bem as marcações das linhas de três pontos e as linhas do garrafão....
Após o mundial entrará em vigor as novas determinações da FIBA, entre elas a mudança no formato do garrafão, a colocação de um semi-círculo dentro do garrafão como já ocorre na NBA (área onde não há falta de ataque), e o aumento da linha de 3 pontos. Ela ficará mais longe 50 cm (6,75m)!

Quadra

Nenhum comentário:

Postar um comentário