De brasileiros somente o Dante e eu, o restante americanos, russo,espanhol e um grupo de uns oito portugueses.
Saímos de ônibus e a primeira parada foi no Spice Market onde é possível encontrar os tradicionais doces turcos, os quais ainda não experimentei, e muitas bancas de temperos. Bastante interessante e com um cheiro peculiar em função das misturas dos temperos.
DOCES |
TEMPEROS |
Saindo de lá fomos fazer o passeio de barco pelo Estreito de Bósforo.
Ele sai do Mar de Mármara e vai até o Mar Negro.
As balsas saem do Golden Horn (que parece um rio, mas é um braço do Estreito de Bósforo) e sobem o estreito em direção ao Mar Negro na parte da manhã, horário que o trânsito das embarcações fica para esse sentido. Na parte da tarde o trânsito inverte e só é permitido transitar em direção ao Mármara.ISTAMBUL - EUROPA/ÁSIA BÓSFORO / MÁRMARA / GOLDEN HORN |
Istambul é a única cidade do mundo que tem parte de suas terras em dois continentes diferentes, o europeu e o asiático.
Ligando os dois lados temos as balsas, os ferry boats e duas pontes, a Bosphorus Bridge e Fatih Bridge. Essas pontes permitiam o trânsito de pedestre, porém em função do grande número de suicídios, hoje atravessá-las a pé é proibido.
Com 15 milhões de habitantes, Istambul tem o trânsito como um grande problema, logo, as pontes tem trafego intenso ou congestionamento o tempo todo.
BOSPHORUS BRIDGE |
BOSPHORUS BRIDGE |
FATIH BRIDGE |
No trajeto passamos por de iates milionários e grandes cargueiros, mas mesmo assim ainda é possível encontrar pequenos pescadores em seus minúsculos barquinhos.
Em suas margens casas lindíssimas, bares, restaurantes, palácios, escolas, danceterias...
No lado europeu, uma avenida percorre a margem por um longo trajeto, as vezes a "beira mar" ou se preferir a "beira estreito", as vezes passando por trás das construções.
ESTREITO DE BÓSFORO |
Almoçamos um peixinho logo que descemos do barco; almoço meia boca, mas pelo menos foi de graça!
Nenhum comentário:
Postar um comentário